Curso Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública

    Poder Público

    18/05/2017

    Sobre o Projeto

    Descrição

    De forma dinâmica, prática e participativa, o curso traz os conceitos da A3P, com foco principalmente na gestão sustentável dos resíduos sólidos, inclusive com visita ao Aterro Sanitário, e já teve a participação de 51 servidores. Os encontros são uma vez por semana, em dez aulas, com carga horária de 36 horas, sendo 30 horas presenciais e 6 horas de atividades complementares. Além dos temas já citados acima, as aulas também abordam: Sustentabilidade - conceitos. Educação Patrimonial e História Local - para fortalecer o sentimento de pertencimento e o amor pela cidade, despertando o olhar do cuidar. Consumo responsável e compras públicas sustentáveis, estratégias de sensibilização, monitoramento e avaliação. Finalizando o curso, os alunos tem que apresentar um Projeto de Intervenção Sustentável no local de trabalho, para dirimir os problemas levantados no diagnóstico de cada local de trabalho.

    O que motivou a iniciativa

    Potencializar o Programa Coleta Seletiva Solidária, ampliando a quantidade de resíduos gerados nos próprios públicos, para que tenham a destinação correta, aumentando o coeficiente de recicláveis destinados ao Programa Nossa Secretaria Recicla e Nossa Escola Recicla, que vão para as centrais de triagem operadas pelas cooperativas de catadores da cidade. E em contrapartida, diminuir a quantidade de resíduos que são destinados ao Aterro Sanitário de Guarulhos. Como a Administração Pública é uma grande consumidora de recursos naturais na consolidação de bens e serviços, nas suas atividades meio e fins, sentimos a necessidade de estimular servidores e gestores a reverem os padrões de produção e consumo e adotando novos referenciais de sustentabilidade socioambiental, criando novos critérios e práticas.

    Principais resultados

    Entende­-se como resultado do curso: as mudanças de posturas dos participantes frente aos problemas ambientais, a adoção de novos hábitos por parte dos participantes em suas casas, no trabalho e/ou nos dois, assim como os projetos elaborados e desenvolvidos pelos participantes em seus locais de trabalho. Todos estes resultados foram levantados a partir de relatos dos próprios participantes durante as aulas e após o término do curso através de um grupo no Whatsapp. Após o diagnóstico e identificação das causas, os alunos elaboraram um Projeto de Intervenção para a solução dos problemas levantados, que acontece no local de trabalho que cada um atua. Para a nossa surpresa, vários projetos vieram com várias ações, como descrito abaixo: Centro de Controle de Zoonoses: O Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, possui 98 funcionários e desenvolveu um projeto com 6 etapas: Diagnóstico, apresentação da proposta de intervenção para Gerente Técnica e Gerente I, Sensibilização dos gestores, Aquisição das canecas a serem distribuídas, Sensibilização colaboradores, Distribuição das canecas aos colaboradores, monitoramento, avaliação e publicação dos resultados. Para o diagnóstico dos resíduos gerados foram entrevistados a Assistente de Gestão Pública da Seção Técnica do Controle da Raiva: Mônica Jesef e a sra Zulmira Aparecida funcionária da Proguaru. Identificaram que em janeiro foram gerados 1428 kg de carcaça, em fevereiro foram 1092 kg e em março 840 kg. De resíduos fecais foram aproximadamente 6408 kg. De copos descartáveis são 7.500 de água e 2.000 de café por mês. O objetivo do projeto foi reduzir 1/5 do consumo de copos descartáveis, deixando disponíveis apenas para os munícipes. Para a sensibilização a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses realizou oficinas com apresentação e debate do vídeo A3P do Ministério do Meio Ambiente e roda de conversa, assim como um visita monitorada com todos estes servidores ao aterro sanitário de Guarulhos. Os servidores criaram casinhas e brinquedos a partir da reutilização de materiais recicláveis para o período em que animais que ficam confinados no Centro de Zoonozes. Proguaru: Inspirada no curso Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública uma das arquitetas projetou uma UBS com todos os conceitos das construções sustentáveis, o qual esperamos que um dia esse projeto saia do papel. Mas o Projeto de Intervenção dos participantes da Proguaru foi a implantação da coleta de óleo de cozinha usado, para os servidores trazerem de casa e destinar corretamente esse resíduo, revitalizaram os recipientes para a coleta seletiva e conseguiram o apoio do Deptº de Comunicação para elaboração de peças publicitárias para levar os conceitos para todas as unidades da instituição. UBS Jardim Nova Cumbica: O Projeto de Intervenção desenvolvido pelas participantes do curso foi composto de 3 ações: A destinação correta dos recicláveis gerados na farmácia, a disponibilização de xícaras para evitar o uso de copos descartáveis e a confecção de um jardim e horta vertical, visando diminuir a temperatura interna da farmácia da unidade. Escola EPG José Carlos da Silva: A professora Elizabeth Reinaldo Molinari Tasaka - Código Funcional 56.998 - definiu como ação 1 a parceria com a empresa Brazil Óleo, colocou um coletor de óleo de cozinha usado para que a comunidade escolar destine corretamente esse resíduo. Ação 2: criação de um recipiente dentro das salas de aula para os materiais recicláveis, e a responsabilidade de destiná-lo corretamente e da professora e seus alunos. Ação 3: foi a criação de um coletor de pilhas e baterias. Ação 4: a criação de uma floreira ou jardim com a participação das crianças. Observação: No email que estamos enviando os documentos, segue em anexo os projetos de intervenção dos alunos do curso.

    Desafios Enfretados

    Sensibilizar e capacitar os gestores sobre consumo público responsável e sustentável. Apoio dos gestores para a realização dos projetos de intervenção dos alunos no local de trabalho. Diminuir quantidade dos resíduos gerados e enviados para o aterro

    Lições aprendidas

    O apoio dos gestores responsáveis de cada pasta é fundamental para a implantação e manutenção dos projetos de intervenções, para que seja perene e as novas atitudes propostas pelos alunos enraize nos hábitos dos servidores. Quando há dois ou mais participantes do mesmo local de trabalho, fazendo juntos o curso, os projetos de intervenções ganham mais força. Incentivar a busca de parceiros (servidores que não estão no curso e tem o perfil de ambientalista) dentro do local de trabalho, para auxiliar na implantação e manutenção dos projetos de intervenção dos alunos. A adesão da prefeitura ao A3P, junto ao Ministério do Meio Ambiente, é fundamental para que essa política pública aconteça de forma institucionalizada.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Prefeitura de Guarulhos
    CNPJ
    46319000000150
    Endereço
    Av. Lauro de Gusmão Silveira, 580 - Jardim São Geraldo - CEP: 07140-010 - Guarulhos - São Paulo
    Equipe Técnica
    Celi Aparecida Pereira Claudia Regina de Castro Lígia Gonçalves de Lócco Michelle Corelli Inhuma

    Categorias

    Construção Civil
    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Municipal

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